MOBILEFEST | III Prêmio Mobilefest
home > Prêmios mobilefest > III Prêmio Mobilefest
III Prêmio Mobilefest de Arte e Criatividade Móvel

INSCRIÇÕES ENCERRADAS - AGUARDE RESULTADOS EM BREVE

Participe do III Prêmio Mobilefest de Criatividade Móvel e concorra a 1 aparelho MOTOROLA BACKFLIP™ com MOTOBLUR™.

motorola_mobilefest_site

O IV Mobilefest - Festival Internacional de Criatividade Móvel, maior evento latinoamericano de soluções em mobilidade, abriu as inscrições para o Prêmio Mobilefest, que reconhece os melhores vídeos, micro contos, poesias e fotografias feitos com o celular sobre o tema "Meio Ambiente real e virtual"

A organização aceitará envio de conteúdos de 15 de abril a 31 de agosto, por meio de cadastro no site ou pelo celular. Os vencedores de cada uma das quatro categorias irá receber como Prêmio um celular Motorola 3G multimídia desbloqueado e terá a oportunidade de exibir seus trabalhos na quarta edição do Festival em São Paulo, de 14 a 26 de setembro, no Museu da Imagem e do Som (MIS) e em festivais internacionais parceiros do Mobilefest através de sua rede internacional de festivais sobre produção de conteúdo móvel.

Na categoria vídeo, o júri é composto pelos principais especialistas do mundo em vídeos móbile. Fazem parte do corpo de jurados o canadense Duncan Kennedy, representando o Mobifilm (Canadá); Alberto Tognazzi, do Movil Film Fest, (Espanha); Gonçalo Felix da Costa, do Festival de Microfilmes (Lisboa); Benoît Labourdette, do Pocket Films (França); Max Schleser, do Filmobile (Inglaterra); Julia Kazarina, do Heartbeats (Rússia); Tamas Banovich, do The 4th Screen (EUA); Lisa Roberts, do Pocketshorts (Inglaterra/Escócia); Jean de Renesse, do Cinepocket (Bélgica), e o brasileiro Max Alvin, diretor de TV, pioneiro em vídeo streaming no Brasil.

Os temas micro contos e poesias serão avaliados pelo coordenador editorial no Núcleo Publicações Educação da TV Cultura, Carlos Seabra, e pelo doutor em Comunicação e Semiótica Jorge Luiz Antonio, respectivamente. A fotografia será julgada por Eduardo Barcellos, que atua na área há mais de 30 anos.

Edições anteriores

Criado em 2007, o Prêmio Mobilefest de Arte e Criatividade Móvel trata-se de uma iniciativa pioneira, onde usuários de telefone celular de todos os estados brasileiros e de todas as operadoras poderão participar enviando fotos, vídeos, textos na categoria poesia e micro-contos. Os conteúdos deste ano devem abordar a temática do meio ambiente, e refletirem o constante descaso com que as autoridades e a sociedade civil vêem tratando a questão ambiental, mas também exemplos de como a tecnologia móvel pode contribuir para imobilizar a cadeia destrutiva do meio ambiente. As telecomunicações e as tecnologias da informação são grandes aliadas na luta pela preservação do meio ambiente. Hoje utilizamos redes de última geração, aparelhos celulares com GPS e câmeras de foto e vídeo à internet banda larga, viral e instantânea que nos desafia a encontrar novas soluções tecnológicas e ações mobilizadoras  e coletivas em prol do meio ambiente

Vencedores II Prêmio Mobilefest
Vencedores I Prêmio Mobilefest

CATEGORIAS - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Em todas as categorias os trabalhos devem atender a exigência de terem como tema questões vinculadas ao Tema: Meio Ambiente Real e Virtual . Os participantes devem usar sua originalidade também no sentido de explorar e perceber de que forma o mundo virtual e a mobilidade podem contribuir com a proteção do Meio Ambiente.

ESCRITA SMS POESIA E MICRO - CONTO
Tipos de trabalhos considerados: Poesia, Micro Conto

Para participar você pode digitar diretamente nos campos do website ou do wapsite, ou ainda colar seu texto diretamente nestes campos.
Formato: texto com no máximo, 140 caracteres.

VÍDEO
Tipos de trabalhos considerados: Vídeos captados em qualquer suporte ou bitola, mas pensados, produzidos e adaptados para serem reproduzidas em telas de dispositivos móveis.
Formatos aceitos: 3GP, AVI, MPG4, MOV
Tamanho máximo: 7MB


FOTO
Fotos tiradas através de celulares, câmeras digitais ou analógicas ( desde que scaneadas) Exemplos: Serão consideradas fotos que denunciem a agressão ao meio ambiente, derrubada ilegal de uma árvore, poluição de rios, mananciais e mares, o contrabando de animais silvestres, agressões ao meio ambiente, e também momentos de beleza e reflexão sobre a importância de preservar o meio ambiente. Os participantes devem usar sua originalidade também no sentido de explorar e perceber de que forma o mundos virtual pode contribuir com o Meio Ambiente.
Formatos aceitos: JPG, GIF, PNG
Tamanho máximo: 2MB

Inscreva-se

Os conteúdos submetidos serão avaliados por uma comissão julgadora e os melhores trabalhos serão publicados no site do Festival Mobilefest e em Festivais parceiros no Brasil e no exterior. Desta forma, o Mobilefest pretende mobilizar os usuários de celular em todo o Brasil a contribuírem com a proteção e cuidados com o meio ambiente.

Ao todo serão premiados quatro trabalhos:

Melhor Foto
Melhor Vídeo
Melhor poesia
Melhor micro conto



Biografia dos Jurados por categoria


Vídeo

Tamas Banovich - The 4th Screen, EUA
visualizadorNascido em Budapeste, Hungria, em 1951.Academia de Belas Artes de Varsóvia, Polônia - design de escultura urbana e pós-graduação em estudos de set design.Desde1979 vive e trabalha nos EUA.  Em 1999  lançou Maciej a netomat de Wisniewski , um meta-search engine de multimídia.  Banovich e Wisniewski fundaram  'netomat ' , empresa de software de comunicação móvel e networks. Em 2006 Banovich organizou o "The 4th Screen: a global fest of art and innovation", que atraiu mais de 150 trabalhos de alta qualidade. Uma seleção desses foi exposta no Lincoln Center Video Festival em New York, Pocket Film Festival em Paris e Mobilefest em São Paulo, Brasil além de outros lugares. Como as novas mídias e novas tecnologias tem se integrado ao mundo das artes e cultura amplamente, Banovich desenvolve projeto baseados nesse novo fenômeno cultural.


Benoît Labourdette, Pocketfilms - França
visualizador
 Autor, diretor e produtor (Quidam production -www.quidam.fr), escreve e dirige filmes de longa metragem, documentários e projetos experimentais. Em 2007 finalizou seu terceito longa,  "Triton", filmado com celulares. Diretor artístico do Pocket Film Festival (Forum dês Images) desde sua abertura em 2005.Gerencia também projetos em DVD , é especialista em pedagogia, novas formas de escrita, DVDs e pós-produção, além de lecionar na Universidade de  Paris 3 Sorbonne .Seu livro, "Shooting a film with a mobile phone," foi publicado pela Editions Dixit em 2008.



Lisa Roberts - Pocketshorts, Inglaterra e Escócia
visualizador
Sou diretora do Blink, uma empresa de design interativo localizada em Yorkshire, Reino Unido, que tem trabalhado no sentido de amarrar a tecnologia a serviço do usuário desde 2000.Blink encontrou novas maneiras de usar tecnologias conhecidas e acessíveis para o maior público possível. Nosso trabalho de plataforma interdisiciplinar  criou combinações originais e efetivas entre ciência, cinema, celulares, games, RFID, Bluetooth, performance, teatro, literatura, tecnologia de novas mídias, arquitetura interativa, arte comunitária e pública. Desenvolvi novos modos de usar celulares e outras tecnologias ubíquas para possibilitar novos modos de expressão criativa.  Pocket Shorts são filmes de 60 segundos feitos para celular e atualmente sendo comissionados com outras mídias interativas por toda Escócia. 



Max Schleser - Filmobile, Inglaterra
visualizador
 Max Schleser é diretor de cinema residente em Londres, atualmente doutorando pelo CREAM Research Centre na University of Westminster. Seu portfolio inclui diversos experimentos e projetos de documentários colaborativos que foram exibidos em festivais de cinema e novas mídias no Reino Unido e internacionalmente (incluindo eventos em Berlim, Nova Iorque, São Paulo e Tókio). Max curou e organizou exposições de arte, eventos de contatos de mídia, projeções de filmes e conferências de pesquisas internacionais FILMOBILE (www.filmobile.net). Proferiu palestras e conferências em Gaborone e Kuala Lumpur. Atualmente Max leciona Multimídia Criativa na Limkokwing University of Creative Technology explorando dispositivos móveis como ferramentas criativas e educacionais.



Julia Kazarina -heATbeats,  Rússia
visualizador
Julia Kazarina é fotógrafa, artísta de mídia e co-autora de projetos para o festival internacional de arte celular "heARTbeats", baseado na cidade de Ekaterinburg, Rússia. Julia é autora e curadora de projetos de mídia móvel tais como "THRU the LENS" e "Signs of Love". Atualmente está desenvolvendo outros projetos ligados a fotografia móvel e vídeo.




Alberto Tognazzi - MovilFilmfest, Espanha

visualizador
 Diretor do MovilFilm Fest. Editor áudio-visual desde 1996. Leciona no Elisava-Pompeu-Fabra-Barcelona. Criador & proprietário do software VIDAP que transforma em linha qualquer tipo do vídeo no flash (flv), editor profissional para comerciais, e pos produtor. Especialidade: Promover processos colaborativos entre Arte e Tecnologia.



Duncan Kennedy - Mobifest, Canadá
visualizador
Líder na indústria de mídia móvel, mencionado internacionalmente quando o assunto é mídia digital em diversos meios, com mais de 15 anos de experiência de sucesso desenvolvendo produtos e empresas nesse segmento.Presidente da Mobigardens Corporation, produtora e distribuidora de filmes-feitos-para-celuar, localizada em Toronto, Canadá. Em 2006 a empresa criou o "Mobifest", o maior festival de filme para celular do mundo.



Gonçalo Felix - Microfilmes de Lisboa, Portugal
visualizador
 

Licenciado em Economia (Universidade Nova de Lisboa), MBA (Universidade Nova de Lisboa). Director Executivo da agência  criativa Produções Fictícias, Director Executivo da produtora "A má da foca"
Director Executivo do canal Q, Director do Festival de Microfilmes de Lisboa.Membro da direção da AMBA (www.amba.pt). 

 

 

Jean de Renesse - Cine Pocket, Bélgica
visualizador
Graduado em Comunicações pela  EFAP International e Mestre em Novas Tecnologias pela Universidade Saint Louis University em Bruxelas, Jean tem quase 15 anos de experiência de trabalho com a internet e novas mídias.  Esteve envolvido no desenvolvimento de diversas empresas de internet na Bélgica como as líderes Best Of Internet, Digital Age Design, entre outras. Como Gerente de Novas Mídias no Paperview Group Europe, é consultor para vários jornais e grupos de mídia na Europa. Entusiasta de novas mídias e cinema,  Jean lançou o Cine Pocket em 2007, o Festival de Cinema Mobile de Bruxelas. Membro da força tarefa mobile do Interactive Advertising Bureau na Bélgica (IAB Belgium) e atua em muitas associações comprometidas com a promoção de curtas-metragem na Europa. 


Max Alvim - Brasil
visualizadorEmpresário, Diretor de Programas de TV e Consultor atua continuamente há cerca de 25 anos no planejamento e produção de programação de televisão e Internet, com conteúdos educativos e culturais em grandes redes brasileiras e internacionais. Atualmente é diretor geral do CANAL i Produções Interativas e Publicidade Ltda - empresa focada na produção de conteúdos educativos e culturais, tanto em televisão como em Internet; e na consultoria e gestão de negócios no segmento de comunicação.

 

 

Escrita SMS

Poesia - Jorge Luiz Antonio

visualizador


Bolsista FAPESP, pós-doutorando no IEL (Instituto de Estudos da Linguagem) da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), sob a supervisão do Prof. Paulo Franchetti. Doutorado e mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), especialização (lato sensu) em Literatura (PUC SP/COGEAE), Graduação em Letras. É autor de livros sobre pintura brasileira, poesia e pintura, poesia e ciência, poesia e novas tecnologias, dentre os quais Poesia eletrônica: negociações com os processos digitais (2008) e Poesia digital: teoria, historia, antologias (2010). www.vispo.com/misc/BrazilianDigitalPoetry.htm



Microconto - Carlos Seabra
visualizador
Carlos Seabra é editor multimídia, atua com publicações educacionais, redes tecnológicas e sociais com aplicações em cultura e educação, desenvolvimento de websites e software educacional, além da criação de jogos virtuais e de tabuleiro. É coordenador editorial no núcleo Publicações Educação da TV Cultura, Fundação Padre Anchieta. Conselheiro do Instituto Claro; diretor do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes; ex-vice-presidente da UBE - União Brasileira de Escritores. Publicou o livro "Haicais e que tais" (Massao Ohno Editor, 2005). Também publica haicais e microcontos em seus blogs http://haicaisequetais.blogspot.com e http://cseabra.utopia.com.br/microcontos, entre outros.



Foto - Eduardo Barcellos
visualizador
Eduardo Barcellos, arquiteto, fotógrafo desde 1976. Fundador da Fotocontexto. Tem grande experiência com fotografias em locações e trabalhos em estudio para produção de embalagens e culinária. Recentemente vem aprimorando técnicas para fusão de imagens produzidas em estudio com fotos de cenários reais.




 


MOBILIFEST PROJETOS CULTURAIS E ARTISTICOS LTDA | Design, software e mobile